EMPRESA DEVIDAMENTE REGULARIZADA

EMPRESA DEVIDAMENTE REGULARIZADA

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A PINTURA EM GIZ PASTEL SECO

Técnicas de Artes Plásticas - Pintura a Giz Pastel Seco Macio

Esse guia é sobre a técnica de pintura a giz pastel seco macio, suas características principais, seus materiais constituintes, os melhores suportes, sua durabilidade como obra de arte, seu valor, sua técnica de pintura, sua origem histórica, seu processo de fabricação e seus principais artistas.

A Técnica: O giz pastel é uma elegante maneira de "pintar a seco", como a chamava Leonardo da Vinci. É uma técnica que emprega pequenos bastões de pigmentos secos misturados com um agente aglutinante, geralmente "goma adragante". Pastel é pigmento puro, o mesmo pigmento usado para se fazer todas as outras técnicas de pintura artística, como óleo, aquarela e acrílica.

Composição: Por sua composição simples, o giz pastel oferece ao artista a pureza total das cores, uma vez que o pigmento é aplicado em seu estado natural, as pinturas a pastel são muito mais intensas, estáveis e duráveis, quando comparadas com todas as outras técnicas existentes. Por não possuírem nenhum agente líquido como os presentes em todas as outras (óleos, resinas e vernizes), não sofrem de todos os seus problemas, como alteração e escurecimento das cores após secagem, amarelamento das resinas e vernizes, rachaduras ou empolamentos com o tempo.

Luminosidade: Pinturas a pastel, são feitas com um veículo-aglutinante tão mínimo, sutil e inerte que faz com que essa técnica tenha a mais alta concentração de pigmentos, saturação de tons e estabilidade das cores ao longo prazo entre todas as outras.
As pinturas a pastel refletem a luminosidade como um prisma, sem escurecer a refração da luz, permitindo cores extremamente saturadas e luminosas. Nenhuma outra técnica de pintura possui esse mesmo poder de cor.

Suporte: O papel é o mais indicado, que deve oferecer condições de aderência aos pigmentos em pó e ele deve ter uma textura aveludada ou finamente áspera para que haja uma fixação apropriada.
Os papéis do tipo Arches de grande gramatura são os mais adequados. Podem também ser usados papéis coloridos na massa, do tipo Ingres, Miteintes, Tizziano, Carmem ou similares.

Durabilidade: Existem trabalhos em pastel do século 16 que exibem até hoje o mesmo frescor como no dia em que foram pintados, há mais de 500 anos! Uma marca de giz pastel de alta qualidade gera uma obra permanente e de longevidade indeterminada quando combinada com um papel durável e adequadamente montada e emoldurada.
Devido à qualidade dos materiais e pigmentos empregados, as cores são altamente resistentes ao desbotamento, sendo classificadas quanto ao seu grau de fugitividade (ligthtfastness) segundo a ASTM (American Society of Testing and Materials) como categoria "1" - Excelente - para pigmentos sem nenhuma tendência fugitiva, ou seja, sua cor não se altera quando exposto à luz.

A Técnica de Pintura: As tintas são aplicadas diretamente com os bastões e a mistura dos tons é naturalmente obtida esfregando-se os próprios dedos ou um esfuminho sobre a pintura.
A característica do bastão de forma cilíndrica favorece o uso com rotações livres, o desenho de finas linhas com as arestas das bordas, e o preenchimento de amplas áreas com o bastão deitado lateralmente.
Os bastões podem ser quebrados para se produzir arestas pontiagudas para os detalhes nítidos e precisos. Erros podem ser consertados com aplicações de uma borracha de vinil e podem ser quase completamente removidos. Brilhos e Clareamentos podem ser obtidos com toques leves de borracha.

Pintura e Desenho: Se o suporte é completamente coberto com o pastel, o trabalho é considerado uma pintura a pastel; um trabalho onde boa parte do suporte é deixado exposto é chamado de esboço a pastel ou desenho.

Técnica Mista: Trabalham bem como técnica única ou complementar de outras. O Pastel pode ser combinado com a tinta aquarela, guache, acrílica, carvão ou lápis de grafite numa pintura de técnicas múltiplas combinadas para se obter efeitos diferenciados.

Nome: O termoPastel?, nesse caso, não se refere a ?cores pálidas? como é comumente usado nos meios de moda e decoração, e sim à consistência de sua matéria-prima durante a sua fabricação.
O nome ? Pastel? vem do italiano ?Pasta?, que quer dizer ?Massa?.

Fabricação: O pó dos pigmentos puros é misturado, e são mantidos unidos, com uma pequena quantidade de goma diluída em água, formando uma massa (pasta) de consistência plástica que então é enrolada ou estrudada na forma de bastões.
Após a evaporação da água, eles ficam secos e rígidos, retendo a forma, mantendo os pigmentos unidos, com uma consistência similar ao giz, só que mais suaves e agradáveis na aplicação, por possuírem um teor de talco muito inferior.

Qualidades: O pastel é uma técnica maravilhosa de pintura, extremamente direta e íntima, pois dispensa a necessidade de qualquer outro instrumento intermediário (como pincéis ou espátulas), sendo utilizadas apenas as mãos e os dedos diretamente sobre a pintura, o que confere um caráter de interação do artista com sua pintura inigualável. Ele possui uma textura maravilhosa ao tato e um odor muito aromático.

Estilos: Pastéis são ideais para criar pinturas intuitivas com movimentos largos, corajosos e firmes. É uma técnica muito apreciada para a pintura de paisagens naturais e retratos de pessoas por suas características de fusão das cores de forma extremamente sutil e em gradientes suaves e diluídos, muito adequados na representação de peles, céus, nuvens, terrenos, vegetações, tecidos e similares, fazendo dela uma opção muito interessante para composições expressivas.
É também muito atraente para a pintura de grandes painéis, pois ao observá-los de certa distância a pintura e as cores se fundem de modo tão natural que o efeito é extraordinário.

Propriedades: O pastel produz um tipo de pintura delicada e suave, própria do envolvimento dos pigmentos, uns com os outros, produzindo um esfumado agradável e aveludado, de qualidades ópticas delicadas, com uma intensidade incomum, não rivalizada por nenhuma outra técnica, com cores vibrantes e luminosas. Ele cria uma rica cor opaca que pode ser facilmente misturada (fundida) e aplicada em camadas.
É muito suave e fácil de ser aplicado.

Cores: A infinita variedade de cores no pastel, vai do suave e sutil ao forte e brilhante. O pastel possui tantos matizes que são conhecidas hoje mais de 1600 tonalidades.

Histórico: A técnica do pastel foi mencionada pela primeira vez por Leonardo da Vinci em 1495. Sua invenção é atribuída ao pintor alemão Johann Thiele, mas Rosalba Carriera (1675-1750), uma artista veneziana, foi a primeira a fazer uso realmente do giz pastel como material de pintura e não apenas para desenhar esboços.

Artistas: É a técnica escolhida por grandes Mestres da Pintura como: Degas, Renoir, Manet, Delacroix e Toulouse-Lautrec, para citar apenas os nomes mais familiares, e também por uma enorme quantidade de outros renomados artistas em todo o mundo, do passado ao presente.

Impressionismo: Edgar Degas (1834-1917) foi o artista mais amplamente reconhecido por transformar e elevar a reputação e os limites da pintura a pastel de uma técnica de esboço numa das técnicas artísticas mais respeitadas e admiradas do mundo.(fotos acima)



Status: Atualmente, a técnica de pintura a pastel, goza da mesma estatura da pintura a óleo, aquarela e acrílica, reconhecida como uma das principais técnicas de pintura artística existentes.

Nenhum comentário:

CAVALETES LOUSA

IDEAL PARA: adegas, bares, panificadoras, restaurantes , lojas e eventos em geral.

Peça confeccionada em mdf com armação em Cedrinho ou Pinus , articulado para facilitar o transporte e seu armazenamento após o uso.
Ele tem dimensões de 0,50 cm de largura e 0,90 cm de altura , revestido com tinta lousa em ambos os lados.
Disponível nas cores verde ou preto .
ligue e encomende o seu .


Foto do Cavalete

Foto do Cavalete

SEJA BEM VINDO !!!!

Nesse site também foram postados todos os meus trabalhos realizados: assim como hoje atuando na COMUNICAÇÃO VISUAL , trabalhei primeiramente colorindo casas, apartamentos, pontos comerciais, quartos de bebê, etc...Onde apesar de muitas decepções fui muito feliz claro ! Trabalhos desenvolvidos de maneira personalizada,
Sempre com base na escolha dos clientes, cada um com suas particularidades, transformando assim os sonhos em realidade...
Por isso, o nome " DESENHANDO SONHOS".

OBRIGADO POR SUA ILUSTRE VISITA !
ATELIÊ EMERSON COSTA




desenhandosonhos.com

desenhandosonhos.com
Aplicando mais cores à sua vida !

PERSONAGEM EM MDF

PERSONAGEM EM MDF
VOCÊ ESCOLHE O TEMA E O TAMANHO DA PEÇA

ESCOLHA O SEU PERSONAGEM

Você pode escolher o seu favorito, e o tamanho da peça a ser desenvolvida, envie uma mensagem via email e terei o maior prazer em atender seu pedido, as peças são recortadas em mdf e podem ser, tanto para aplicação em parede com 3 mm como para decoração de festas no chão 6 mm com pezinhos para apoio. Todos os desenhos recebem resina para proteção e maior durabilidade.

PORTÃO MDF

PORTÃO MDF
PORTÃO PARA ESCOLINHAS

UMA DUPLA DE SUCESSO

UMA DUPLA DE SUCESSO
EU AMO ESSA BAIXINHA, RSRSRSR

DESENHO NA MADEIRA

DESENHO NA MADEIRA
MAGALI COM A FILHOTA

MAIS PERSONAGENS

MAIS PERSONAGENS
AQUI A LINDA MAGALI

QUE TAL AGORA O CASCÃO ?

QUE TAL AGORA O CASCÃO ?
INDO PARA A ESCOLINHA...

DESENHO CASCÃO NA MADEIRA

DESENHO CASCÃO NA MADEIRA
APRESENTANDO O CASCÃO

O CEBOLINHA

O CEBOLINHA
TÁ MEIO BRAVO ESSE CARA...

DESENHO MADEIRA CEBOLA

DESENHO MADEIRA CEBOLA
O GOLPE CERTEIRO,RSRRSRS

E O CHICO BENTO ? CADÊ ?

E O CHICO BENTO ? CADÊ ?
TAMBÉM CHEGOU

ROMANTICOS

ROMANTICOS
CHICO BENTO E ROSINHA

BEN 10

BEN 10

AQUI ELE DE CORPO INTEIRO...

AQUI ELE DE CORPO INTEIRO...
TAMANHO 1,20 DE ALTURA

PEÇA JÁ O SEU PERSONAGEM FAVORITO !

TODA CRIANÇA DE ZERO A CEM ANOS TEM UM PERSONAGEM QUE GOSTA MAIS...
E VOCÊ PODE TER O SEU DO JEITINHO QUE IMAGINAR, BASTA FAZER O SEU PEDIDO DE ORÇAMENTO E REALIZAR ESSE SONHO...

PAGAMENTO FACILITADO

APROVEITE !!!!


PARA AS MENINAS

PARA AS MENINAS
MÔNICA BAILARINA

ENCANTANDO

ENCANTANDO
DELICADA E LINDA !

PRINCESAS

PRINCESAS
ELAS SÃO LINDAS !!!!

BORBOLETAS PARA PAREDE

BORBOLETAS PARA PAREDE
COM APLIQUES EM TECIDO...

MAIS CORES E TAMANHOS

MAIS CORES E TAMANHOS
BEM VARIADAS, UM CHARME ESPECIAL

" TUDO POSSO, NAQUELE QUE ME FORTALECE."

REFLEXÃO

REFLEXÃO

Paredes e tetos em Drywall

Paredes e tetos em Drywall

PALHAÇO

PALHAÇO
BEM COLORIDO ESSE CARA ,RSRSRSR

COLORINDO AMBIENTES

COLORINDO AMBIENTES
RENOVANDO COM ARTE

Ateliê Emerson Costa

DECORAÇÃO INFANTIL VOCÊ ENCONTRA AQUI :

DECORAÇÃO INFANTIL VOCÊ ENCONTRA AQUI :
DESENHANDOSONHOS.COM

UM PRAZER INDISCRITÍVEL..

TIVE A OPORTUNIDADE DE OFERECER DE FORMA VOLUNTÁRIA MINHA ARTE, MEU DOM PARA UMA CRECHE .
PARA MINHA COMPLETA REALIZAÇÃO A CRECHE ONDE DEIXAVA MINHA FILHOTA TODOS OS DIAS DA SEMANA .
UM TRABALHO MUITO GOSTOSO DE SE FAZER, PURO PRAZER , ADOREI FAZER, COLOQUEI AQUI ALGUMAS FOTOS DOS TRABALHOS REALIZADOS, ESPERO QUE CURTAM !!! VALEU.
CEI JOSÉ BONIFÁCIO BOM PASTOR 2
ITAQUERA - SÃO PAULO

ALGUNS ESBOÇOS...

ALGUNS ESBOÇOS...
TRABALHO VOLUNTÁRIO

MENINO

MENINO

TRABALHO EM LÁPIS DE COR

TRABALHO EM LÁPIS DE COR
TIGRE

LEGAL !!!

LEGAL !!!

NENINHA, EU AMO VOCÊ !!!


SOL ESCALDANTE

SOL ESCALDANTE

MINHA INSPIRAÇÃO , MINHA FILHOTA...

MINHA INSPIRAÇÃO , MINHA FILHOTA...

MENINA BRINCANDO

MENINA BRINCANDO

A GAROTADA DA CRECHE

A GAROTADA DA CRECHE
OS PEQUENOS ADORARAM

ESCULTURA EM VIDRO

ESCULTURA EM VIDRO
EMBALAGENS ULTRAPASSADAS

TRABALHO EM GIZ PASTEL SOBRE PAPEL

TRABALHO EM GIZ PASTEL SOBRE PAPEL
CRISTO II

ABELHINHA

ABELHINHA

REVERÊNCIA À PAZ

REVERÊNCIA À PAZ

TRABALHO EM GIZ PASTEL

TRABALHO EM GIZ PASTEL
NATUREZA MORTA

O SAPO NÃO LAVA O PÉ

O SAPO NÃO LAVA O PÉ

Quem disse que não lavo o pè ???

Quem disse que não lavo o pè ???
OUTRA ABELHA ?AH QUE PENA , ACABOU...

PASSARINHO

PASSARINHO